O que são células epiteliais na Urina?


Realizou uma análise à sua urina e indicou a presença de células epiteliais na urina? Sabe o que são? Sabia que a presença deste tipo de células pode indicar uma possivel doença?

Leia o resto do artigo e tire todas as suas duvidas.

Tecido epitelial, do que se trata?

Tecido epitelial

Tipos de Epitélio

Antes de avançarmos para as células epiteliais na urina propriamente ditas acho importante falar um pouco sobre o tecido epitelial.

Afinal do que se trata?

Trata-se de um conjunto de células justapostas que estão todas ligadas umas as outras, formando assim um tecido. Esse tecido epitelial tem como função revestir os órgãos, as cavidades corporais internas e a superfície de todo o corpo.

Este tipo de tecido não apresenta qualquer tipo de vasos sanguíneos e tem como principais funções:

  • Proteção;
  • Secreção;
  • Absorção;
  • Excreção.

Este tecido é extremamente importante para a produção de hormônios, perda de água e proteger contra os micro organismos do corpo.

Tecido epitelial de revestimento

Trata-se do tecido responsável pelo revestimento da superfície externa e das cavidades internas do corpo.

Eles podem ser simples ou estratificados.

Tecido epitelial glandular

É este tecido que produz as secreções (mucosas e serosas)elas podem chegar a ser utilizadas pelo corpo ou podem ser eliminadas, caso não sejam necessárias.

As glândulas podem ser unicelulares e/ou multicelulares.


Diferentes tipos – Neuroepiteliais e Mioepiteliais

As células epiteliais podem se dividir em diferentes tipos, as Neuroepiteliais e as Mioepiteliais, tal como indica o sub título acima.

Vamos resumir muito rapidamente a diferença entre cada uma delas.

Células Neuroepiteliais

São as responsáveis pela captação de estímulos que vêm do ambiente externo. Nesses estímulos estão incluídos o paladar, gosto, cheiro e tacto.

“Trabalham” juntamente com o tecido epitelial de revestimento.

Células Mioepiteliais

São responsáveis pela produção e libertação de secreções. Esta libertação ocorre nas glândulas salivares, sudoríparas e mamárias.

Ao contrário das neuroepiteliais, as miopiteliais trabalham juntamente com o tecido epitelial glandular.


Causas para a presença de células epiteliais na urina

Causas para a presença de células epiteliais na urina

Tipos de Epitélio

Desde já fique a saber que é normal encontrar algumas destas células na sua urina, quando a mesma é examinada através da Urinálise, nome dado ao exame de urina.

O que pode preocupar quando existem presença de células epiteliais, é quando estas se juntam em forma de cilindro, sendo assim chamadas de cilindros epiteliais. Sempre que temos presentes na urina substâncias como proteínas, sangue ou células, elas agrupam-se em cilindros.

Como estão em forma de cilindros indica que as substâncias vieram dos tubulos renais e não de outras zonas do trato urinário como a bexiga e a uretra.

Normalmente, quando as células se encontram agrupadas em cilindros significa que existe uma lesão nos túbulos, e se forem em grande quantidade, pode indicar um problema renal grave como a sindrome nefrótica.


O que são células epiteliais na urina

O que são células epiteliais

Celulas Epiteliais

As células epiteliais constituem o tecido, chamado de epitélio, que cobre toda a superficie do nosso organismo, desde a pele até aos tubos, por exemplo, do sistema digestivo e urinário.

As células epiteliais presentes nos rins, tem um nome especifico, Podócitos ou células epiteliais glomerulares, e a sua função é ajudar os rins a filtral substâncias presentes no sangue.

As células que normalmente aparece nas análises à urina, são chamadas de células epiteliais de descamação.

Estas células do epitélio da bexiga e uretra se descamam para renovação e normalmente acontece mais nas mulheres, e quando a quantidade é elevada pode significar infecções urinárias ou uterinas, e até mesmo cancro do colo do útero.


Imagens de células epiteliais na urina

Fizemos um curto vídeo com cerca de 4 imagens de células epiteliais na urina, caso esteja interessada pode verificar abaixo algumas delas, caso contrário pode avançar e continuar a ler o resto do artigo.


Células epiteliais em Urinálise

Células epiteliais em Urinálise

Imagem ao microscópio

Como já foi mencionado neste artigo, a Urinálise é o nome técnico dado ao exame da urina. As células epiteliais de descamação e as dos rins são as que aparecem mais nos resultados do exame. Quando as células tubulares renais estão em grande quantidade pode ser interpretado como a presença de algumas patologias renais como infecções virais ou bacterianas, neoplasias, necrose tubular aguda e inflamações.

Também o numero é elevado em pessoas que foram submetidas a transplantes renais e que apresentam sinais de rejeição do orgão transplantado.

Quando elas são encontradas durante a análise de amostra de urina, é importante ter em conta também os valores de outras estruturas presentes, como os leucócitos e hemácias com alteração da sua morfologia, as chamadas dismórficas, de forma a chegar a um diagnóstico mais fiável.

Também interessante: Leucocitos na urina


O que são células epiteliais de descamação?

O que são células epiteliais de descamação?

Este tipo de células são responsáveis pelo revestimento e dispostas em camadas unicas e normalmente estão presentes nos rins, alvéolos pulmonares e capilares.

Normalmente, quando a quantidade das células epiteliais de descamação é elevada na urina, é provável que a pessoa tenha uma infecção urinária, mas só analisando os restantes dados é que é possivel dar um bom diagnóstico. Contudo é normal a urina conter este tipo de células, visto que são uma renovação das células.

Veja um exemplo muito simples: as cobras deixam a sua pele para dar lugar a uma nova, isso acontece também com as células epiteliais, visto que elas revestem o corpo humano e as suas cavidades. Como esta descamação tem que sair do nosso organismo, sai pela urina.

Estas células também podem ser encontradas na mulher, na sua flora vaginal, quando examinadas através do Papanicolau.

Também interessante: O que são cristais na urina – Causas e tratamento 100% eficaz


Factores que alteram a sua quantidade

Decidimos adicionar este ponto, dos factores que alteram a sua quantidade, devido ao elevado numero de comentários que estamos a receber neste artigo (o artigo encontra-se sempre em atualização).

Uma das perguntas foi se o ciclo menstrual altera a sua quantidade. A resposta é sim e acontece em vários casos.

Qualquer alteração na flora vaginal pode dar origem a uma alteração da quantidade das células e o ciclo menstrual é uma dessas alterações.

O que recomendamos é que nunca realize qualquer tipo de exame durante o ciclo menstrual, assim vai obter resultados mais precisos.


PH da Urina

PH das celulas epiteliais

Níveis de PH

Muita gente aptos realizar o exame à urina observa que está lá presente o nível de PH da urina. Observam os valores, mas não sabem se estão de acordo com os valores de referência, nem tão pouco o que realmente significam.´

Como tivemos vários comentários a perguntar qual o PH normal da urina decidimos publicar os valores de referência para que se possam orientar.

O valor neutro é de PH 7,0. Quanto mais alto for este valor mais básico se torna o PH e quanto mais baixo mais ácido.

O valor de referência do PH, ou seja, valor médico que se costuma observar, é de 6,0.

Estes valores podem alterar devido a vários factores, a alimentação é uma delas, mas não vamos estender mais este assunto caso contrário o artigo fica demasiado extenso.

Caso queira mais informações relacionadas com o PH (causas do PH alto/baixo) basta deixar um comentário neste artigo.


Conclusão

As células epiteliais presentes em amostras de urina, são consideradas normais. Só quando elas estão classificadas como numerosas ou então quando a sua forma é cilindrica é que poderá existir algum tipo de infecção no organismo ou no sistema urinário.

As de descamação são as que normalmente aparecem nos resultados de urinálise, e resultam da renovação do revestimento das células do epitélio, sendo que este é responsável por grande parte do revistemento do nosso corpo e suas cavidades.

É fundamental que quando recebe os resultados da sua análise à urina, espere pela apreciação do seu médico, só ele é que saberá que tratamento adequado terá que realizar se for o necessário.

Qualquer dúvida ou comentário não hesite em deixar um comentário neste artigo, tenho todo o gosto em responder o mais depressa possível.

Obrigado e boa sorte! 🙂

<<< voltar para a homepage

Loading...
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (324 votos, media: 4,49 de 5)
Loading...

Relacionados do blog...

35 Responses

  1. Maria Gomes diz:

    Gostei muito, obrigada

  2. Epiteliais com nivel 15 é alto ou baixo?

  3. aline diz:

    OI boa tarde!
    fiz meu ezame de urina deu muitas celulas Epiteliais isso significa oque?
    obrigada

    • Dr. Rogério diz:

      Muito boa tarde,

      “Normalmente, quando as células epiteliais se encontram agrupadas em cilindros significa que existe uma lesão nos túbulos, e se forem em grande quantidade, pode indicar um problema renal grave como a sindrome nefrótica.”

      Abraço

  4. Aline diz:

    Células epiteliais na urina,criança sexo masculino. resultado algumas. Oque significa? Obrigada

  5. Genae diz:

    o fato de estar perto do ciclo menstrual pode alterar a quantidade?
    No meu exame de urina, o resultado foi 30.000 quando o máximo segundo o exame é 10.000

    • Dr. Rogério diz:

      Olá!

      O facto de estar perto do ciclo menstrual pode alterar sim a quantidade de células epiteliais na urina, acontece em vários casos, mas mesmo assim recomendamos que faça outro exame, numa altura em que não esteja perto do ciclo menstrual, assim pode confirmar a 100% que está com os valores de células epiteliais normais.

      Abraço.

  6. Vivi diz:

    Olá, fiz meu exame de urina após a menstrução. Há alguma relação com o positivo para Células Epiteliais de Descamação? No exame que fiz não aparece a quantidade. É necessário repetir?
    Obrigada!

    • Dr. Rogério diz:

      Olá, tudo bom?

      Já recebi cerca de 6 e-emails de pacientes com a mesma pergunta.

      Se o exame tiver sido feito apenas 1/2 dias após a menstruação pode afetar sim o número de células epiteliais na urina.

      Se o exame acusar algo de anormal terá de repetir para confirmar a 100%.

      Abraço, saúde. 🙂

  7. Danyela diz:

    Olá Dr. Rogério,
    Meu exame apareceu “alguns” também. Acontece que tenho infecção urinária de repetição por conta de um refluxo urinário que tenho, já operei 2 vezes e não corrige. E incrivelmente sempre aparece hemoglobina livre mesmo interrompendo minha menstruação. Estou com refluxo grau 4, e a última médica só pediu que eu tomasse “muita água”.

    Você acha que essas alterações são por conta desse refluxo? Tomo macrodantina de vez em quando para evitar a infecção e quando ela me pega de vez, me passam algo mais forte. Obrigada,

    • Dr. Rogério diz:

      Olá Danyela, tudo bom?

      Quando existe uma infeção urinária o número de células epiteliais tende a aumentar drasticamente, mas não se preocupa porque é apenas um mecanismo de defesa do nosso organismo.

      As alterações podem estar mesmo relacionadas com o refluxo, mas sem a realização de exames adequados é difícil lhe dar uma resposta 100% acertada.

      Caso esteja a ser acompanhada pelo seu médico de família e ele não lhe passe todos os exames necessários recomendo que vá a um médico privado. Pode pagar um pouco, mas com a saúde não se brinca nem se espera.

      As melhoras, abraço. 🙂

  8. Débora diz:

    Bom dia…!
    Fiz um exames de rotina e deu celulas epiteliais algumas…oq isso significa?

    • Dr. Rogério diz:

      Bom dia, tudo bom Débora?

      Não precisa se preocupar com algumas celulas epiteliais na urina, é normal os valores alterarem devido a vários fatores, mas não precisa se preocupar.

      O mais importante é ouvir os conselhos do médico que lhe realizou o exame.

      Cumprimentos e muita saúde! 🙂

  9. Fran diz:

    Bom dia Dr.
    Meu exame de Urina Tipo I deu positivo para celula epiteliais de descamacao, porem sem a quantidade, somente referindo o positivo. Isso é um problema? Todos os outros itens do exame estao normais.

    • Dr. Rogério diz:

      Olá Fran, tudo bom?

      Na maioria dos casos não existe mesmo com o que se preocupar. Se tivesse de tomar algum tipo de prevenção o seu médico já lhe teria dito. Neste caso não tem motivos de preocupação.

      Abraço e muita saúde!

  10. Marta diz:

    Boa noite estou com dor de vesícula, fiz exames de sangue e de urina, deu células epiteliais no exame de urina o que deve ser?

  11. Rodrigo diz:

    Então doutor eu levei minha esposa para faser o izame urinário e deu , células Epiteliais numerosas, eu devo me preocupar ? Alen disso o izame mostra outros elementos, como Bactérias + ..

  12. Rodrigo diz:

    Leucócitos 28000

    Hemacias 10000

    Cristaise urato amorfo ++

    Cilindros ausente

  13. Rodrigo diz:

    No izame mostra

    CÉLULAS EPITELIAIS
    valor da referência RARAS 28000

    Eu estou muito preocupado pois ela tem 16 anos e nunca passou em um ginecologista . Obg de coração Doutor.

  14. Carolina Eusébio diz:

    Meu exame deu células epiteliais raras, é normal?

  15. Mileide diz:

    Olha doutor boa noite..Meu exame deu tudo normal apenas células epiteliais 14000 estou preocupada

  16. Jayciara diz:

    Bom dia Dr
    Olha estou grávida de 6 meses i ja havia feito um exame d urina antes i tinha dado infecção urinaria, a medica passou cefalexina e disse q caso tomasse i n resolvesse teria q fazer outro exame q foi esse q fiz agr , Deu Células epiteliais (VARIAS) I leucócitos de 18 a 20 . Devo me preocupar por estar gestante ????

    Obg

  17. ROGERIO DE ALMEIDA CAMPOS diz:

    Meu filho de 7 meses estava com 39 graus de febre, não era infecção de garganta, o medico pediu 2 exames um de sangue e o outro de urina, o de urina acusou bactérias moderadas raras (células epiteliais raras. Tenho 3 perguntas 1° é normal? O que pode ocasionar essa infecção? A água ingerida pelo o meu filho é muito pouca, isso ajuda a ter essa infecção?

  18. Tania diz:

    Boa noite; Meu médico solicitou alguns exames; e junto com eles tb de urina, para minha surpresa meu exame de urina deu muito elevado; sendo que no mes 03/2017 deu 9.70 e 12/09 deu 57.40 muito elevado.
    Vocês podem me ajudar!

  19. Janaina diz:

    Boa tarde Dr!Meu exame de urina deu celulas uroteliais 23000,e leucócitos 73000,porem minha cultura deu negativa!Estou gravida de 33 semanas

  20. Katia diz:

    Então …meus exames deram nitritos negativos e .celulas epiteliaia raras

  21. Paula diz:

    No meu exame de urina deu isso:: celulas epiteliais presente ++
    O que quer dizer????

  22. Lu diz:

    Boa noite, meu exame de urina constou células epiteliais numerosas, mas m8nha médica disse que está tudo bem. Mesmo relatando que sinto dores quando vou urinar. Devo procurar uma segunda opinião?

    • Dr. Rogério diz:

      Bom dia,

      Por vezes é normal registar um número de celulas epiteliais mais elevado, varia de acordo com vários factores.

      Em relação as dores é importante não deixar passar, procure sim uma segunda opinião, é o que recomendo.

      As melhoras,
      Dr. Rogério.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *