O que são células epiteliais na Urina?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (321 votos, media: 4,51 de 5)
Loading...

Realizou uma análise à sua urina e indicou a presença de células epiteliais? Sabe o que são? Sabia que a presença deste tipo de células pode indicar uma possivel doença? Leia o resto do artigo e tire todas as suas duvidas.

Causas para a presença de células epiteliais na urina

Causas para a presença de células epiteliais na urina

Desde já fique a saber que é normal encontrar algumas destas células na sua urina, quando a mesma é examinada através da Urinálise, nome dado ao exame de urina.

O que pode preocupar quando existem presença de células epiteliais, é quando estas se juntam em forma de cilindro, sendo assim chamadas de cilindros epiteliais. Sempre que temos presentes na urina substâncias como proteínas, sangue ou células, elas agrupam-se em cilindros.

Como estão em forma de cilindros indica que as substâncias vieram dos tubulos renais e não de outras zonas do trato urinário como a bexiga e a uretra.

Normalmente, quando as células epiteliais se encontram agrupadas em cilindros significa que existe uma lesão nos túbulos, e se forem em grande quantidade, pode indicar um problema renal grave como a sindrome nefrótica.


O que são células epiteliais

O que são células epiteliais

As células epiteliais constituem o tecido, chamado de epitélio, que cobre toda a superficie do nosso organismo, desde a pele até aos tubos, por exemplo, do sistema digestivo e urinário.

As células epiteliais presentes nos rins, tem um nome especifico, Podócitos ou células epiteliais glomerulares, e a sua função é ajudar os rins a filtral substâncias presentes no sangue.

As células que normalmente aparece nas análises à urina, são chamadas de células epiteliais de descamação.

Estas células do epitélio da bexiga e uretra se descamam para renovação e normalmente acontece mais nas mulheres, e quando a quantidade é elevada pode significar infecções urinárias ou uterinas, e até mesmo cancro do colo do útero.


Imagens de células epiteliais na urina

Fizemos um curto vídeo com cerca de 4 imagens de células epiteliais na urina, caso esteja interessada pode verificar abaixo algumas delas, caso contrário pode avançar e continuar a ler o resto do artigo.


Células epiteliais em Urinálise

Células epiteliais em Urinálise

Como já foi mencionado neste artigo, a Urinálise é o nome técnico dado ao exame da urina. As células epiteliais de descamação e as dos rins são as que aparecem mais nos resultados do exame. Quando as células tubulares renais estão em grande quantidade pode ser interpretado como a presença de algumas patologias renais como infecções virais ou bacterianas, neoplasias, necrose tubular aguda e inflamações. Também o numero é elevado em pessoas que foram submetidas a transplantes renais e que apresentam sinais de rejeição do orgão transplantado.

Quando as células epiteliais são encontradas durante a análise de amostra de urina, é importante ter em conta também os valores de outras estruturas presentes, como os leucócitos e hemácias com alteração da sua morfologia, as chamadas dismórficas, de forma a chegar a um diagnóstico mais fiável.

Também interessante: Leucocitos na urina


O que são células epiteliais de descamação?

O que são células epiteliais de descamação?

Este tipo de células epiteliais são responsáveis pelo revestimento e dispostas em camadas unicas e normalmente estão presentes nos rins, alvéolos pulmonares e capilares.

Normalmente, quando a quantidade das células epiteliais de descamação é elevada na urina, é provável que a pessoa tenha uma infecção urinária, mas só analisando os restantes dados é que é possivel dar um bom diagnóstico. Contudo é normal a urina conter este tipo de células, visto que são uma renovação das células.

Veja um exemplo muito simples: as cobras deixam a sua pele para dar lugar a uma nova, isso acontece também com as células epiteliais, visto que elas revestem o corpo humano e as suas cavidades. Como esta descamação tem que sair do nosso organismo, sai pela urina.

Estas células também podem ser encontradas na mulher, na sua flora vaginal, quando examinadas através do Papanicolau.

Também interessante: O que são cristais na urina – Causas e tratamento 100% eficaz


Conclusão

As células epiteliais presentes em amostras de urina, são consideradas normais. Só quando elas estão classificadas como numerosas ou então quando a sua forma é cilindrica é que poderá existir algum tipo de infecção no organismo ou no sistema urinário.

As células epiteliais de descamação são as que normalmente aparecem nos resultados de urinálise, e resultam da renovação do revestimento das células do epitélio, sendo que este é responsável por grande parte do revistemento do nosso corpo e suas cavidades.

É fundamental que quando recebe os resultados da sua análise à urina, espere pela apreciação do seu médico, só ele é que saberá que tratamento adequado terá que realizar se for o necessário.

Qualquer dúvida ou comentário não hesite em perguntar.

Obrigado e boa sorte! 🙂


9 Comments
  1. 22 Março, 2017
    • 8 Maio, 2017
  2. 18 Maio, 2017
  3. 5 Junho, 2017
    • 5 Junho, 2017
  4. 6 Junho, 2017
    • 6 Junho, 2017
  5. 28 Junho, 2017
    • 1 Julho, 2017

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *