Catarro nas fezes – Causas, consequências e tratamento adequado


O catarro nas fezes na realidade é o muco produzido pelo intestino grosso

A substância de consistência gelatinosa e de coloração amarela ou esbranquiçada que algumas vezes se encontra misturada nas fezes, é comumente confundida com o catarro.

Trata-se, na verdade, do muco intestinal, produzido naturalmente pelo cólon para auxiliar na passagem e excreção das fezes.

Considera-se normal que haja uma pequena quantidade misturada nas fezes – visível a olho nu – quando, por exemplo, o indivíduo fez uso de laxantes ou alimentos com propriedades laxativas. No entanto, quando ocorre em excesso e frequentemente, pode indicar uma série de doenças graves do intestino grosso.

O “catarro” (muco) pode vir misturado nas fezes, mas pode também ser excretado sozinho pelo ânus.

É importante que na situação de o muco estar associado a sangue, o paciente busque aconselhamento médico imediatamente e não tente a automedicação.

O catarro nas fezes pode indicar patologias sérias e dolorosas.


Causas do catarro nas fezes

Causas do catarro nas fezes

O catarro nas fezes na realidade é o muco produzido pelo intestino grosso

O muco protege e lubrifica a parede interna do intestino, sua presença é benéfica e natural para o corpo humano.

Porém, quando expelido pelo organismo junto com as fezes, em grande quantidade e com certa frequência, pode estar relacionado a patologias como graves como:

  • Infecções intestinais e diarreia
  • Retocolite ulcerativa
  • Doença de Crohn
  • Câncer
  • Intestino irritável
  • Fissura anal
  • Sífilis anorretal ou herpes anorretal
  • Hemorroidas internas
  • Doença celíaca
  • Diverticulite aguda
  • Obstrução intestinal

Todas estas são doenças do intestino, caracterizadas por feridas na região anal (fissura anal), tumores no reto (diverticulite), inflamações e dilatações das veias da circunferência anal (hemorroidas), doenças sexualmente transmissíveis (herpes e sífilis), tumores malignos no intestino (câncer), síndromes inflamatórias e infecções bacterianas ou virais.

Dentre estas, algumas são tão severas que somente podem ser tratadas através de intervenção cirúrgica realizada pelo proctologista, por isso quanto mais cedo investigadas e diagnosticada, melhor será para o paciente e o seu processo de tratamento.

Poderá gostar: Sangramento retal com sangue vivo em grande quantidade


Quais as consequências? É perigoso?

consequencias muco nas fezes

O catarro nas fezes pode indicar patologias sérias e dolorosas

Conforme já foi citado neste artigo, o muco é produzido no intestino grosso e ocasionalmente é excretado misturado com as fezes. Isso acontece quando o paciente está doente ou quando consome alimentos laxativos ou medicamentos laxantes.

É importante ressaltar que o muco em si não representa perigo algum ao paciente, mas que a sua presença nas fezes serve como um alerta para a condição de saúde do mesmo.

O muco, quando continuamente encontrado junto das fezes ou de fezes e sangue, é um forte indicativo de distúrbios graves do intestino, necessitando de maior atenção e cuidados com relação à alimentação e o uso de certos medicamentos.

Estudos apontam que o estresse também é um fator agravante para os problemas do intestino.

Enfatiza-se que o muco misturado nas fezes ou o “catarro nas fezes” é um indicador de complicações, não causador ou formador de patologias.

De maneira geral, não representa perigo para o paciente e nem ônus às suas funções físicas ou rotina diária.

Se o muco estiver presente não por uma função laxativa que está sendo desempenhada pelo organismo e sim por complicações agudas intestinais, deve-se levar em conta que os sintomas são daquela doença, e que os mesmos devem ser investigados o quanto antes.

O “catarro nas fezes” quando é como um aviso do nosso corpo para que saibamos que algo não está indo bem, que nosso intestino pode estar tendo complicações em algum trecho e que isso deve ser corrigido.

Poderá gostar: Gosto ruim na garganta – 5 Sinais de ALERTA!


Tratamento mais eficiente

tratamento catarro nas fezes

Intestino grosso ampliado

O “catarro” nas fezes pode estar ligado a uma longa lista de doenças do intestino, então o primeiro a se fazer para conseguir tratar o sintoma é procurar um médico proctologista, que é um especialista em doenças do intestino grosso, do reto e do ânus.

Como já foi citado, o muco em si não é prejudicial ao paciente e o tratamento para que o mesmo pare de ser expelido junto com as fezes é feito principalmente com antibióticos, ingestão de muito líquido, replanejamento da dieta do indivíduo e nos casos mais extremos como o de grandes hemorroidas internas, a intervenção cirúrgica.

O tratamento consiste em lidar com os sintomas da doença que origina esse reflexo corporal, e não na eliminação do muco do intestino.

Recomenda-se também que alimentos altamente laxativos sejam consumidos com moderação, evitando o estímulo exagerado das funções intestinais.

E então, já sabe as causas, como prevenir e como acabar com o catarro nas fezes? Qualquer dúvida ja sabe, basta comentar!

Loading...
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Relacionados do blog...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *