3 Primeiros sintomas de gravidez que todas as mulheres devem ter


Os primeiros sintomas de gravidez podem chegar a qualquer momento!

Esperada ou não, planejada ou casual, quando duas pessoas estão envolvidas em um relacionamento íntimo ela pode chegar.

E com ela vem junto os sintomas que lhe darão a indicação do que está acontecendo com o seu corpo.

Os sintomas de gravidez muitas vezes podem ser confundidos com os sintomas pré-menstruais, e eles podem variar de mulher para mulher.

3 Primeiros sintomas de gravidez

3 Primeiros sintomas de gravidez

Listaremos os 3 primeiros sintomas de gravidez que todas as mulheres devem ter e que acontecem em geral na segunda semana após a fecundação.

Menstruação atrasada

É um dos sintomas mais comuns.

Nem sempre identificado como um sintoma de gravidez, pois menstruação irregular é bastante comum e pode ser ocasionada por diversos fatores como:

  • Troca de anticoncepcional : ocasionam alterações no ciclo menstrual, pois o corpo precisa se adaptar a uma composição química ou formulação diferente  da habitual. Alguns possuem o hormônio progesterona enquanto outros possuem também o estrogêneo.
  • Estresse : todo o organismo se ressente quando recebe estímulos fortes provenientes do exterior, o desgaste mental causado pelo estresse é muito intenso atingindo o corpo físico e suas funções. A TPM (tensão pré menstrual) acaba sendo mais intensa incluindo sintomas como cólicas, retenção de líquidos e alterações do humor.
  • Infecções: podem causar dor, desconforto e febre dependendo do tipo de micro-organismo que está causando a infecção. Provocam uma desordem no ciclo menstrual assim como alguns medicamentos utilizados para combater a infecção.
  • Cansaço: pode ser proveniente de uma infecção, ou oriunda de problemas hormonais,  poderá ocorrer por uma variação climática ou atividades que consomem muita energia. Influem diretamente no ciclo hormonal pois o organismo não tem energia suficiente para administrar todo o processo.
  • De origem psicológica: combinados com fatores diferentes como traços de personalidade, adaptabilidade ou não a uma situação, suporte social entre outros, podem causar efeitos diversos no organismo. Indivíduos mais ansiosos terão respostas hormonais mais intensas.

Em geral, como os atrasos menstruais são normais, costuma-se esperar até quinze dias para serem considerados como sinal de uma possível gravidez.

Aumento dos seios

Pode surgir na primeira ou segunda semana de gestação.

Os hormônios novamente entram em ação, agora é a vez da gonadotropina coriônica e da somatomamotropina coriônica humana (é uma proteína).

Irão atuar de diferentes maneiras, controlando alterações uterinas,  nas mamas preparando para a produção do leite e no feto regulando o seu desenvolvimento.

Os seios costumam ficar mais sensíveis e doloridos devido ao desenvolvimento do tecido glandular cujas células produzem, armazenam e expelem proteínas e lipídios.

As mamas ficam mais firmes, surgindo estrias causando coceira a medida que a pele estica. Óleo de amêndoa é recomendado para amenizar os sintomas, caso use hidratantes consulte seu médico para saber se não há restrições. Os mamilos costumam ficar  mais escuros e rijos.

Enjoos  

Alguns tipos de alimento podem provocar enjoos assim como alguns cheiros mesmo que agradáveis.

Os cheiros costumam ficar mais intensos devido às alterações hormonais, provocando uma reação imediata do organismo causando as náuseas.

Algumas gestantes padecem com enjoos violentos e frequentes, são chamados de hiperemese gravídica, mais comum nos três primeiros meses de gestação, provocando boca seca, sensação de fraqueza e mal-estar.

Procure imediatamente a orientação do seu médico.

3 Primeiros sintomas de gravidez

Para evitar os enjoos seguem algumas dicas:

  • Procure comer menos, mas com uma frequência maior.
  • Tome bastante água é importante manter-se hidratada, caso a água também provoque enjoos, faça uma aromatizada com limão, erva-doce ou hortelã. Chás e sucos naturais também são indicados.
  • Durma o mais que puder, isso vai relaxar o seu corpo.
  • Fuja dos alimentos gordurosos e pesados.

Poderá gostar: Infeção urinária em bebé – Causas e tratamento

Vídeo extra: 10 sintomas que indicam uma gravidez

Gostamos sempre de incluir um vídeo em todos os nossos artigos, neste caso é um curto vídeo de apenas 2 minutos que resume (e muito bem!) os 10 sintomas que indicam uma gravidez.

Se estás em dúvida se estás grávida ou não este pode ser um vídeo muito importante para ti, para ver se realmente estás a sentir os sintomas adequados de uma gravidez, ou não.

Assista abaixo ou caso prefira pode avançar e continuar a ler o resto do artigo.

Não faça uso de medicamentos sem a orientação de seu médico.

Aproveite este momento mágico de sua vida, parabéns mamãe!

Poderá gostar: Como fazer o bebe comer frutas, sopa e papinha!

3 Primeiros sintomas de gravidez que todas as mulheres devem ter
4.5 (90%) 2 votes
Loading...


Relacionados do blog...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *